Curta a página oficial do blogger para receber as notificações direto em seu Facebook, além de novidades que serão apenas postadas lá.

Procurando por algo?

0

Curiosidade: Você conhece Éris, filha de Hera?

.. sábado, 10 de maio de 2014
Éris, representada numa pintura ateniense (c. 520 a.C.)


SIM. O título não era enganoso: Hera teve uma filha (além de Hefesto, Ênio, Hebe, Ares e Illítia) de acordo com a mitologia greco-romana.
Uma surpresa para mim foi que, não conhecia esta versão de Éris e para ser sincera, tão pouco a deusa Éris. 

"E desde quando você ficou sabendo disso?"

Foi um puro acaso. Estava jogando o jogo 'Perguntados/ Trivia Track' (recomendo) quando a pergunta foi:
"A deusa Éris era conhecida por representar o que, segundo a mitologia grega?" Como alternativas havia: feminilidade, fertilidade, caça e discórdia. Por não saber, fui excluindo as alternativas (ex: caça = Ártemis)
e acabei acertando a pergunta: Discórdia.

Mas não sou de aceitar tudo de cara, fui atrás de o que e quem era Éris. E sempre gosto de procurar/verificar este tipo de informação de preferência no Wikipédia - PT.
Segue abaixo trechos extraídos da página do Wikipédia onde consta as versões sobre a deusa Éris:

"Na mitologia grega, Éris (grego antigo Ἔρις) é a deusa da discórdia. Filha dos reis do Olímpo, fora desprezada por sua mãe Hera por não ter muita beleza, como Atena ou Héstia; Éris então procurou companhia na Via Láctea lar dos titãs e outras deidades à fim de nobres disciplinas, sendo desposada pelo titã Éter, com o qual concebeu catorze filhos. Cada um deles dotado de um poder maligno o que a alcunhou como Mãe dos Males. Éris sempre fora companheira de seus irmãos em questões terrenas, sobretudo de Ares na batalhas. Corresponde à deusa romana Discórdia. Seu oposto é sua sobrinha Harmonia, correspondente à Concórdia romana.

 Fontes literárias
Hesíodo (Os Trabalhos e os Dias e Teogonia) aponta Éris como a filha primogênita de Nix, a Noite, e mãe de inúmeros outros flagelos.
Por sua parte Éris deu à luz a três meninos, o doloroso Ponos (fadiga), Macas (batalhas) e Orco (calúnia e difamação); e à onze meninas: Lete (esquecimento), Limos (fome), a chorosa Algea (tristeza), Hisminas (discussões e disputas), Fonos (matança), Androctasias (devastações e massacres), Neikea (ódio), Pseudologos (longas mentiras), a Anfilogias (ambiguidades e dúvidas), a Disnomia (desrespeito) e Até (insensatez) todos eles companheiros inseparáveis.
Já Homero, na Ilíada, refere-se a Éris como irmã de Ares e, portanto, presume-se, filha de Zeus e Hera (IV, 440-443, tradução livre):

"(...) a Discórdia infatigável,
Companheira e irmã do homicida Ares,
Quem a princípio se apresenta timidamente, mas que logo
Anda pela terra enquanto a fronte toca o céu."

A lenda mais famosa referente a Éris relata o seu papel ao provocar a Guerra de Troia. As deusas Hera, Atena e Afrodite haviam sido convidadas, juntamente com o restante do Olimpo, para o casamento forçado de Peleu e Tétis, que viriam a ser os pais de Aquiles, mas Éris fora desdenhada por conta de seu temperamento controvertido - a discórdia, naturalmente, não era bem-vinda ao casamento. Mesmo assim, compareceu aos festejos e lançou no meio dos presentes o Pomo da Discórdia, uma maçã dourada com a inscrição καλλίστη (kallisti, ou "à mais bela"), fazendo com que as deusas discutissem entre si acerca da destinatária. O incauto Páris, um pastor de rebanhos, príncipe de Troia, foi designado por Zeus para escolher a mais bela. Cada uma das três deusas presentes imediatamente procurou suborná-lo: Hera ofereceu-lhe poder político; Atena, habilidade na batalha; e Afrodite, a atual mulher mais bela mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau de Esparta. Páris elegeu Afrodite para receber o Pomo, condenando sua cidade, que foi destruída na guerra que se seguiu. "

[...]
CURIOSIDADES
"A palavra "erística", em português, vem do nome da deusa grega da discórdia. Significa a arte da disputa argumentativa no debate filosófico, desenvolvida sobretudo pelos sofistas, e baseada em habilidade verbal e acuidade de raciocínio (Houaiss).
Também leva o nome Éris um planeta anão no disco disperso do sistema solar (com a designação oficial 136199 Éris). Seu satélite natural chama-se Disnomia (segundo os antigos gregos, uma das filhas de Éris).

Os discordianos idolatram Éris como sua deusa."

Eris and dysnomia2.jpg

Planeta 'Éris':
"Éris, conhecido oficialmente como 136199 Eris, é um planeta anão e um plutoide nos confins do sistema solar, numa região conhecida como disco disperso. Talvez seja o maior planeta anão do sistema solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", porque na época seu diâmetro estimado era maior do que o diâmetro do ex-planeta Plutão." Para saber mais, clique aqui.


Discordianos segundo o Wikipédia:

"Discordianismo é uma religião baseada na adoração de Eris (também conhecida como Discórdia), a deusa Grego-Romana do caos. Foi fundada em algum momento entre 1958 e 1959, após a publicação do seu (primeiro) livro sagrado, o Principia Discordia, escrito por Malaclypse the Younger (Malaclypse o Jovem) e Omar Khayyam Ravenhurst, depois de uma série de alucinações compartilhadas em uma pista de boliche.

A religião já foi relacionada ao Zen, baseada em similaridades com interpretações absurdistas da escola Rinzai. O discordianismo é centrado na ideia de que ordem e desordem são ambas ilusões impostas no Universo pelo sistema nervoso humano, e que nenhuma dessas ilusões de aparente ordem e desordem é mais acurada ou objetivamente verdadeira do que outra.

O discordianismo é por vezes considerado uma religião paródia, embora exista disputa sobre a que grau isso é verdade. Discordianos usam humor subversivo para divulgar sua filosofia e evitar que suas crenças se tornem dogmáticas. É difícil estimar o número de discordianos porque não lhes é exigido ter discordianismo como único sistema de crenças , e porque há incentivo a criar cismas e cabalas." Para saber mais, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Que tal deixar um comentário?

Percyanaticos BR / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2013