Curta a página oficial do blogger para receber as notificações direto em seu Facebook, além de novidades que serão apenas postadas lá.

Procurando por algo?

0

Titãs

..


Na mitologia grega, os Titãs – masculino – e Titânides – feminino -  estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os GigantesTifão e Ofion.





Titãs:





  • Oceano  -  é o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia que tem um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo tal qual chifres nacabeça e grande barba, terminando com a cauda de uma serpente. Segundo Rick Riordan,no palácio de Poseidon,ao fundo do mar,foi um dos piores e mais difíceis inimigos de Poseidon na época da guerra contra Cronos.

  • Crio - é um dos doze titãs clássicos da tradição hesiódica. Ele desposou Euríbia e gerou: PalasAstreu e PersesFilho de Urano e de Gaia, Crio representa o inverno, o frio, os seres marítimos, os rebanhos e seu poder destrutivo envolve as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ninguém conhece a real forma deste titã. Crio, assim como os demais titãs que ficaram ao lado de Cronos na Titanomaquia, foi aprisionado no Tártaro.

  • Segundo a tradição de HesíodoJápeto ou Iápeto é um dos 12 Titãs clássicos, filhos de Gaia e Urano.Jápeto e seus irmãos, liderados por Cronos, conspiraram contra seu pai Urano, preparando-lhe uma emboscada quando desceu para se deitar com a Terra. Crios, Coios, Hipérion e Jápeto se puseram nos quatro cantos do mundo para segurar o deus do céu enquanto Cronos, escondido no centro, castrava o seu pai Urano, com uma foice, nesse mito, Jápeto e os três irmãos representam os quatro pilares cósmicos que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu e a terra. Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas. Jápeto, "o perfurador" pode também ter sido visto como o deus-titã do tempo de vida humano e da mortalidade, principalmente da morte violenta e também está associado à habilidade artesanal.

  • Cronos - é a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. Outra suposição é que poderia estar relacionada com "cornos", sugerindo uma possível ligação com o antigo demónio indiano Kroni ou com a divindade levantina El.Filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice. A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro". Cronos casou com a sua irmã Réia, que lhe deu seis filhos : três mulheres, HéstiaDeméter e Hera e três rapazes, HadesPoseidon e Zeus. Cronos foi "cortado" em mil pedaços por seus filhos e jogado ao Tártaro.

  • Tétis - na mitologia grega, é uma titânide, filha de Urano e de Geia. Da sua união com o seu irmão Oceano, nasceram as oceânides.
    As oceânides são três mil, e eles também tiveram três mil rios como filhos. Personifica a fecundidade da água, que alimenta os corpos e forma a seiva da vegetação.
    Tétis cuidou de Hera, entregue a ela por Reia, durante a luta entre titãs e os deuses olímpicos. Em reconhecimento, a rainha do Olimpo reconciliou-a com Oceano, quando o casal se desentendeu. Tétis é representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio. Passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalos brancos.

  • Febe ou Foibe - era conhecida como "a mais bela entre as Titânides".

  • Mnemosine ou Mnemósine -  era uma das Titânides, filha de Urano e Gaia e a deusa que personificava a Memória. As Nove Musas são filhas de Mnemósine com Zeus.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Que tal deixar um comentário?

Percyanaticos BR / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2013